Crise

Cosulati vai ao Governo do Estado pedir socorro

Em reunião na capital, empresários, prefeitos e deputados da Zona Sul solicitaram auxílio ao secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann

Um pedido de socorro ao governo do Estado. Foi assim que representantes da principal indústria de leite do Estado definiram a reunião, que ocorreu em Porto Alegre. A comitiva da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati), formada por empresários, prefeitos e deputados da Zona Sul, foi recebida pelo secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann.

O deputado Pedro Pereira (PSDB) solicitou a audiência, realizada segunda-feira, juntamente com os deputados Adilson Troca (PSDB), Catarina Paladini (PSB) e Luis Augusto Lara (PTB). “O governo do Estado tem a obrigação de ajudar a Cosulati. Nós estamos falando de uma cooperativa que envolve mais de 25 mil pessoas. Estamos preocupados com os milhares de produtores de leite, de aves e de milho e com os desempregados na região, que são vítimas da má gestão anterior”, declarou Pereira.

Os secretários de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, e da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o diretor de crédito do Banrisul, Oberdan de Almeida, a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, e o diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein, também participaram da reunião. O encontro teve ainda a presença dos prefeitos Vinícius Pegoraro, de Canguçu, Diocelio Jaeckel, de Morro Redondo, e Mauro Nolasco, de Capão do Leão.

A principal dificuldade da Cosulati é, justamente, encontrar caminhos e alternativas para pagar dívidas com os bancos. “A dívida ultrapassa R$ 180 milhões. Nós estamos trabalhando com muita transparência e a Cosulati é extremamente importante para a Região Sul e para o Estado”, disse o presidente da cooperativa, Airton Seyffert.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Frio de inverno a partir desta quarta-feira Anterior

Frio de inverno a partir desta quarta-feira

Três bares são fechados em frente à UCPel Próximo

Três bares são fechados em frente à UCPel

Deixe seu comentário